top of page

NOSSOS

PROGRAMAS

LOGO%20CASA%20D%20EENSAIO_edited.png
BICA%204_edited.jpg

BIBLIOTECA

ÁUREA

ALENCAR

A Biblioteca Áurea de Alencar (BICA) é o espaço da Casa de Ensaio organizado para o prazer da leitura.


Com um vasto acervo de literatura infanto-juvenil e das diversas linguagens artísticas, a BICA tem como objetivo estimular o contato de crianças e jovens com múltiplos textos, além de promover lançamentos de livros, encontros literários e sessões de contação de histórias.


Venha conhecer nossa BICA!


Um ambiente lúdico, projetado para facilitar a interação dos leitores com as obras e que oferece ambiente climatizado e computadores para pesquisa.

LOGO%20CASA%20D%20EENSAIO_edited.png
Biblioteca Áurea Alencar
11082229_749446341839410_478861467512039

BRINCATURAS 

&

teatrices

LOGO%20CASA%20D%20EENSAIO_edited.png

Programa de oficinas artísticas realizado semanalmente com as seguintes linguagens: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura. 

Fundadora da Casa, a artista-pesquisadora Lais Dória vem desenvolvendo a pedagogia das Artes Emendadas.

 

A aplicação de tal pesquisa se dá através do programa pedagógico ‘Brincaturas & Teatrices’ projeto original e exclusivo que segue em contínuo processo de exploração e  de pesquisa.

 

As artes são emendadas pois além de propor o teatro como eixo condutor, inclui em suas práticas outras manifestações artísticas, como os jogos tradicionais, a dança, a música, as artes visuais, a literatura e as multimídias.

Neste projeto, os alunos e alunas passam por todas as oficinas ampliando horizontes culturais, desenvolvendo habilidades específicas e descobrindo seus sonhos, muitas vezes adormecidos. 

Brincaturas e Teatrices
10549798_602113233239389_332937502032241

festival

BRINCATURAS 

&

teatrices

LOGO%20CASA%20D%20EENSAIO_edited.png

O Festival Brincaturas e Teatrices nasceu para comemorar o encerramento anual do programa educativo Brincatuas e Teatrices.


Porém, de maneira ampliada e diversa, abrimos nossa comemoração para outros grupos, coletivos e projetos artísticos de nossa cidade.


Hoje, o festival conta com uma programação composta por apresentações, palestras, exibição de filmes, rodas de conversa, instalações, cursos, shows, oficinas e workshops.


Todas as ações são gratuitas e abertas para toda população campo-grandense.


O festival é a nossa virada cultural!

FESTIVAL BRINCATURAS E TEATRICES
Leitura

Projeto

PONTES

DE

LEITURA

LOGO%20CASA%20D%20EENSAIO_edited.png

O Projeto Pontes de Leitura, apoiado pelo Criança Esperança, proporciona o desenvolvimento de ações voltadas para o estímulo à leitura para crianças e adolescentes, por meio de programação de oficinas, rodas de transleituras e contação de histórias, sempre com foco na ampliação das habilidades de fruição estética, compreensão e interpretação textual. Em sua primeira edição, atingiu diretamente mais de 1500 pessoas entre crianças, jovens e adultos, alunos e alunas das escolas públicas da capital sul-mato-grossense.

Projeto Pontes de Leitura
bottom of page